quinta-feira, 11 de abril de 2013

O QUE É A AMIZADE?




Algumas pessoas perguntam “O que é a amizade? O que é um amigo?” 

      Tem gente capaz de dizer, infelizmente: - Não sei. Nunca conheci um. “Amigos são os meus dentes. “– Confesso que fiquei decepcionada. Na real, estarrecida, gente. Se existe uma coisa que eu prezo, são as flores que plantei no caminho, os amigos tão queridos. Semeei na estrada e segui a jornada. Por mais que doa e dói, é assim que a vida se manifesta. Nem sempre sentimos o perfume das rosas que cultivamos com tanto zelo e carinho. Faz parte desse processo maravilhoso e estranho que é estar vivo.
  Fiquei intrigada e resolvi fazer uma pesquisa extensa sobre o assunto. O sentido etimológico do termo remota do latim “amicus” que se originou da palavra “amore” e significa: uma afinidade sem características românticas ou sexuais entre duas pessoas. É um relacionamento humano que envolve afeição, lealdade, altruísmo, respeito, consideração e conhecimento mútuo. 
Já nas definições do Dicionário Aurélio, algumas outras possibilidades vieram à tona: “sentimento de estima entre pessoas e grupos, pessoa amiga [óbvio], relação de caráter social [meio frio e distante] e apego de alguns animais pelos homens [interessante, até os animais sentem esse sentimento].”
A amizade acontece ou não. É como o amor, independe de nós. É o coração quem escolhe o objeto do nosso afeto. São irmãos espirituais que fazem parte do nosso círculo vital e que inevitavelmente se atraem e alimentam-se reciprocamente, um do outro. Absorvem seus ideais e o que há de melhor em você. Transmitem aprendizados que lhe acompanham a vida toda. Dizem sim como muita facilidade, da mesma forma, que lhe dão uma dura quando querem lhe colocar na direção certa.
  Já pararam para pensar o que seria do homem sem os amigos? Escuridão. Selvas de pedras. Sempre não. Sem ombros para chorar. Sem alguém para dividir as alegrias e vitórias da vida. Sempre tudo na mesma mesmice cinza. Sem sabor algum. A vida seria insípida e amarga. Faltando um pedaço. A relação de amizade também foi estabelecida e celebrada por Deus.
  Como caminhar neste mundo de tantas mazelas e dores, sem a tua mão firme nas minhas transmitindo segurança? Como seguir na direção certa sem teus passos sempre pertos dos meus, dispostos a seguir cegamente na mesma direção? Você já confiou em outra pessoa tanto assim? Já? Então isso é amizade.
A vida sem amigos, sem o amor da família, não seria nada.Quem sabe apenas um grande buraco preto? Sem profundidade. Sem claridade.
De que adianta a casa dos sonhos e os vestidos de seda? Carros importados ou viagens exóticas? Para que serve o dinheiro ou a estabilidade financeira, se você não pode compartilhar a sua alegria, benevolência, fraternidade e fartura com um amigo?
  Acredite! Nada vale mais do que o prazer de escutar o seu  riso gargalhar junto com o meu. Loucos. Loucos de uma imensa alegria. Dividindo segredos, aflições, momentos felizes, dividindo o mesmo pão.Nada tem importância quando preciso do teu ombro, ou vice-versa, para que o abraço cure nossas dores e cicatrize as feridas. Para que a energia do bem que circula quando nos unimos, renove as forças para as batalhas diárias que estão por vir. Isso não tem preço.
Ser amigo não significa que vamos acertar sempre, que não vamos nos magoar mutuamente ou que não discutiremos por termos opiniões e pontos de vista diferentes. Ser amigo significa que o amor que sentimos um pelo o outro, sempre vencerá. Ele fará com que repensemos nossos atos para sermos humildes e pedimos perdão, quando imprudentemente, ferimos nosso irmão. Mas o lado bom de tudo isso, é que não importa a jogada que você tenha nas mãos, pois ao lado de um amigo leal, você pode se dar ao luxo de ganhar ou perder. Sempre!
As únicas vitórias que valem na vida são aquelas que ganhamos quando lutamos em prol do bem, do amor, da família e da amizade. Não existe dinheiro que pague, um dia que seja, que eu perca a maravilhosa sensação que é ser seu amigo.

Déia Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário